Search
Close this search box.

AMOSTRA

bola quadrado

AMOSTRA é um festival itinerante de Artes Performativas para o Público Jovem que procura traçar um retrato do ecossistema cultural destinado aos mais novos. Nasce do desejo de dar palco àqueles que se ocupam da criação para crianças e jovens, de coletivamente imaginar novos caminhos para o setor e reivindicar o seu reconhecimento e valorização.

A programação junta artistas, público, programadores e outros agentes culturais num ambiente de fruição e convívio que acolhe espetáculos abertos, conversas e sessões de pitching.

A iniciativa é um desdobramento de outros encontros organizados pela Caótica também dedicados a valorizar e refletir a programação e a criação para o público jovem, iniciados em 2015 com o Festival Caótica e o Encontro Internacional – criação para a infância.

A primeira edição da Amostra ocorreu em 2022 na cidade de Lisboa e foi coproduzida pelo Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, Fundação CGD – Culturgest, São Luiz Teatro Municipal, Teatro LU.CA e o Teatro Nacional D. Maria II. 

Em 2023, o evento ocorreu entre 6 e 8 de outubro em Loulé, numa colaboração da Caótica com o Cineteatro Louletano.  

Previamente à segunda edição do projeto aconteceu – entre maio e julho – a série de encontros das Conversas Emergentes, realizada em parceria com o Plano Nacional das Artes, no âmbito da Bienal Cultura e Educação – retrovisor: uma história do futuro. Além de dar origem a um livro-documentário, a ação serviu como impulso inicial para alguns dos debates propostos na Amostra 2023. 

A próxima edição da Amostra: Festival de Artes Performativas para Público Jovem acontecerá no Porto em 2025.