Search
Close this search box.

A Companhia

bola quadrado
Seis membros da equipa caótica alinhados em frente a uma longa janela a olhar a câmera.

Fundada em 2009 pela encenadora-autora Caroline Bergeron e pelo músico-cineasta António-Pedro, a Caótica é uma companhia multidisciplinar que cria espetáculos, oficinas, filmes e outras experiências artísticas para público jovem, famílias e adultos, onde cruza teatro, música, cinema, marionetas e artes visuais.

Criadores de um universo tão reconhecível quanto imprevisível — onde entrelaçam humor, poesia, ficção e realidade — António-Pedro e Caroline Bergeron partem muitas vezes das suas vidas para a vida dos espetadores, criando objetos artísticos que são veículos para uma verdadeira partilha.

A singularidade artística da Companhia é reconhecida, a nível nacional, na continuada colaboração com várias entidades de programação — CCB/Fábrica das Artes, Culturgest, Fundação Gulbenkian, Artemrede, LU.CA., Teatro Municipal do Porto/Paralelo — e, a nível internacional, nas extensas digressões pela Europa (França, Espanha, Suíça, Bélgica) e apresentações na China e no Brasil. O prémio de Melhor Espetáculo MOMIX 2014 para “Sopa Nuvem”, as coproduções internacionais, bem como a apresentação em salas de referência — Théâtre de la Ville (Paris) e Théâtre Am Stram Gram (Genebra) — e a participação em festivais nacionais e internacionais, em espaços museológicos e em eventos especializados na criação para a infância são igualmente formas desse reconhecimento.

Em 2015 e 2016, realizou o Encontro Internacional – Criação para a Infância, desde 2022, organiza a Amostra – Festival/Encontro Nacional Das Artes Performativas para o Público Jovem, na qual procura refletir em conjunto sobre a criação, programação e circulação de espetáculos para este público. Para além da criação artística, dedica-se também a atividades pedagógicas com crianças, jovens e adultos, em colaboração com diversos serviços educativos, tendo integrado os projetos nacionais 10X10/Descobrir, da Gulbenkian e o Odisseia, da Artemrede/Partis.

A Caótica foi fundada por António-Pedro e Caroline Bergeron, e o trabalho quotidiano é conduzido por esta equipa.